As redes sociais, que surgiram como sites de relacionamento, hoje são usadas por marcas como poderosas plataformas de vendas. Segundo o levantamento da Cetic.br, só na pandemia (2019 a 2021), a proporção de empresas brasileras conectadas cresceu de 57% para 73%. Nesse sentido, podemos perguntar: quem é você na fila do Instagram?
E pensa numa fila longa, essa do Instagram!
De acordo com o Statista, a taxa de acessos diários nas redes foi de 3.81 bilhões em 2020 -mais de 50% do globo estava conectado! -. Desse número, 500 milhões de usuários acessam diaramente o Instagram. Aqui no Brasil, a rede é a terceira mais usada (2022), e fica atrás apenas do WhatsApp e Youtube.
O aumento de usuários no Instagram é admirável
Desde a sua criação em 2010, o Instagram teve um aumento de um bilhãi de usuários. Após ser comprado pelo Facebook em 2012, passou a incorporar diversas tendências de redes vizinhas e investir em novos recursos. Hoje em dia, é possível abrir caixinhas de perguntas, postar status, stories, fazer Reels e muito mais.
O levantamento da Cetic.br mostrou que 78% das empresas brasileiras estão em pelo menos uma rede social. Desse número, 57% estão conectadas com o intuito de gerar vendas. Isso deixa claro que o Instagram é muito eficaz na hora de atrair clientes, né? Pois é, porém, ele está longe de ser inexplorado. É um espaço cada vez mais competitivo.
E os clientes, como ficam nessa fila?
A estatística divulgada pelo Shopify (2021) mostrou que 81% dos usuários do Instagram o usam para buscar por produtos. Além disso, 90% seguem pelo menos uma marca de seu interesse. A pesquisa feita pela Opinion Box levantou que 34% já compraram produtos na plataforma após serem impactados por anúncios. Por último, 55% deles já compraram por indicação de influencers digitais.
Ou seja, as marcas usam o Instagram para impulsionar vendas, e a maioria dos usuários o usa para pesquisar produtos.
Assim como a padaria faz o pãozinho, e o cliente que vai buscá-lo de manhã, as marcas vendem no Instagram, e os clientes buscam por elas lá. Viu só como funciona? Que tal começar a criar conteúdo e estabelecer proximidade com o seu público?
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