A presença digital é muito importante para empresas, que com razão buscam investir nas suas redes sociais, apresentando seus produtos por fotos e vídeos no Instagram e Facebook, principalmente. Contudo, existe uma terceira rede social sobre a qual muitas marcas ainda guardam dúvidas, o Tik Tok. Você pode estar se perguntando: minha empresa deve ou não estar no Tik Tok? Vem entender no post de hoje.
O que é o Tik Tok e porque minha empresa deve ou não estar nele?
O Tik Tok é uma rede social chinesa criada em 2016, cujo intuito se resume no compartilhamento de vídeos curtos criados pelos próprios usuários. Além disso, a função de seguir outras contas e enviar mensagens privadas está disponível, mas seu foco principal é a disseminação de conteúdo em rede aberta.
Criadora de tendências, trends, dancinhas, dublagens e muito mais, a rede é a 5ª mais acessada do mundo (2022), com 73,5 milhões de usuários e cada vez mais downloads. Atualmente a marca tem escritórios em vários países: Los Angeles, Nova York, Londres, Paris e, desde 2019, no Brasil em São Paulo.
O que o Tik Tok traz de vantagens para empresas?
A plataforma conta com uma versão bussiness própria para anúncios, que tem atraído expressivamente as marcas, tanto que em 2021 a empresa lucrou R$ 3,8 bilhões em publicidade, dessa forma a estimativa para 2024 é que o Tik Tok movimente 11,64 bilhões no mundo inteiro.
1. Sua empresa deve estar no Tik Tok se quiser gerar marketing viral
O Tik Tok permite a criação de vídeos simples e atrativos, em tela cheia, nos mais diferentes formatos: seja com músicas, danças, dublagens, ou apoiados em uma hashtag forte. O poder de gerar engajamento e audiência dessa rede é muito maior em relação a todas as outras, sobretudo pela liberdade de salvar conteúdos ou interagir sem ser identificado.
2. Sua empresa deve estar no Tik Tok se quiser ter conexão com a Geração Z
A maior parte dos usuários do Tik Tok tem entre 16 e 24 anos, o que faz a rede ser considerada o app da Geração Z, em contrapartida, um grande desejo da maioria das marcas é se aproximar desse público. Assim, ele é um canal de conexão com um público segmentado.
3. Sua empresa deve estar no Tik Tok se quiser ser beneficiada pelo community commerce
O aplicativo é o maior incentivador do comércio de comunidade, pois deu origem a uma onda de criadores de conteúdo com características próprias, os tiktokers. Eles usam o Tik Tok para fazer resenhas e recomendar produtos, gerando assim um marketing boca a boca do digital e influenciando toda a comunidade.
Então, minha empresa deve ou não estar no Tik Tok?
Vale a pena colocar sua empresa no Tik Tok, pois é uma rede em ascensão com conteúdo que gera grande engajamento, sendo uma fatia de mercado promissora. Dessa maneira, o aplicativo aumenta o seu público, gera tráfego pago e pode atrair clientes para o seu site ou outras redes.
Como saber se o meu público está no Tik Tok
O aplicativo trabalha com inteligência artificial, que identifica os gostos e interesses dos seus usuários. Assim, para visualizar os assuntos que interessam as pessoas da sua região, basta acessar o Tik Tok Manager, ir nos insights e conferir se existe público para o seu nicho.
O vídeo abaixo do criador de conteúdo Rafael Kiso (@rafael.kiso) explica como fazer isso passo a passo: