Olá, leitores! Como sabemos, o Google Ads é uma ferramenta poderosa para quem deseja fazer publicidade online. Para ajudar ainda mais empresas a alcançarem seus clientes, a plataforma está sempre aprimorando seus recursos. Então, no post de hoje, trouxemos as novidades sobre o Google Ads 2023 que você precisa saber para criar campanhas, confira!

Para você que não entende muitos dos termos técnicos, tranquilo! Vamos te contar as novidades da forma mais acessível possível. Elas consistem, principalmente, em melhorar a utilização dos dados obtidos, e promover a privacidade dos usuários, com uma atualização que irá mudar drasticamente a forma de fazer anúncios: o fim dos cookies de terceiros.
1. O fim dos cookies – novidade sobre o Google Ads que você precisa saber
A princípio, antes de falarmos sobre o fim dos cookies, é preciso explicar o que são eles e como funcionam. Cookies são pequenos arquivos de texto que armazenam dados sobre o seu histórico de pesquisa no computador quando você acessa um site. Gestores os usam, primordialmente, para coletar informações sobre a navegação dos usuários na internet, como preferências, histórico de compras etc.

Por que os cookies estão sendo descontinuados?
Os cookies têm sido criticados por serem evasivos e violarem a privacidade de terceiros. Por uma questão de privacidade e transparência, a Lei Geral de Proteção de Dados exige que sites peçam autorização dos usuários para coletar seus dados, mas muitos ainda o fazem de forma inadequada, não dando a opção de ‘recusar’ a coleta.

Como o fim dos cookies impacta nos anúncios?
Está previsto para 2023 o fim da utilização de cookies de terceiros. Dessa forma, não será mais possível visualizar informações sobre o usuário que pesquisou o termo no Google Ads. A partir dessa mudança, será possível ver apenas as palavras de pesquisa, sem saber ao certo os dados daquele indivíduo.
2. Palavras-chave negativas – novidades sobre o Google Ads que você precisa saber
Esse novo recurso do Google Ads está sendo anunciado desde 2022, com a função de permitir que anunciantes adicionem uma lista de palavras-chave que devem ser excluídas de suas campanhas. Por exemplo, se você anunciar ‘sapatos para mulheres‘, poderá adicionar as palavras-chave negativas ‘homens‘ ou ‘crianças‘ e garantir que seus anúncios não sejam exibidos em pesquisas irrelevantes.

O que as palavras-chaves negativas têm de vantagem?
Os gestores de tráfego pago já utilizam as palavras-chave negativas há muito tempo, inserindo termos negativos manualmente em suas campanhas. Com o novo recurso é possível incluir palavras-chave negativas uma única vez e as utilizar em todas as campanhas. O objetivo desse recurso é reduzir o desperdício de orçamento com anúncios que não trarão resultados.
3. Aviso sobre ‘palavras-chave redundantes’ – novidades sobre o Google Ads que você precisa saber
O Google Ads anunciou em janeiro de 2023 sua nova política em relação a palavras-chave redundantes. Dessa forma, a atualização avisa aos anunciantes quando tem palavras supérfluas no conjunto de anúncios, muito parecidas com palavras já existentes no mesmo grupo. Assim, elas incluem sinônimos, palavras repetidas no plural e singular, variações na pontuação, erros ortográficos e termos genéricos.

4. Adeus aos públicos semelhantes – novidades sobre o Google Ads que você precisa saber
Os públicos semelhantes são aqueles que compartilham interesses, comportamentos ou características semelhantes aos do seu público-alvo. Mas a partir de maio de 2023, os públicos semelhantes não serão mais adicionados às campanhas do grupo de anúncios do Google Ads, e em agosto, serão excluídos de todos os grupos de anúncios e campanhas.

No que o fim dos públicos semelhantes impacta?
O fim dos públicos semelhantes tem por objetivo auxiliar anunciantes a impactar apenas o público ideal para suas campanhas, ao mesmo tempo que se adequa às mudanças de privacidade de dados, visto que em breve não haverá mais cookies de terceiros disponíveis.
Bora se adaptar às mudanças do Google Ads 2023?
O passado é uma roupa que não nos serve mais, por isso é importante para empresas de todos os tamanhos se adaptar às novidades e aproveitar ao máximo o potencial do Google Ads 2023. Nesse sentido, contar com a ajuda de uma agência de marketing digital, com mais de 10 anos de experiência, pode ser a chave para o sucesso.
Com uma equipe especializada em estratégias de marketing digital, estamos prontos para viver novas ideias.