Quando é sexta de noite e estamos com fome, mas não temos nenhum comércio em específico para pedir comida, bom mesmo é abrir o IFood e ter acesso a um catálogo virtual com diversas opções. Mas você sabe quando surgiu esse aplicativo? Descubra a história do IFood no post de hoje.
Então vamos conhecer a história do IFood, as mentes por trás e como o app de entregas mais famoso do Brasil foi criado. Esses serão os tópicos que vamos abordar por aqui:
- As mentes que começaram a história do IFood
- A mudança para o digital que deu início a história do IFood pra valer
- Criação do app, marcando a história do IFood
- O investimento do Grupo Movile
- Apostando em marketing
- Devorando concorrentes
- Portas abertas pelo IFood
As mentes que começaram a história do Ifood
Em primeiro lugar, a história do IFood começou com um grupo de quatro jovens, formado por Patrick Sigrist, Eduardo Baer, Guilherme Bonifácio e Felipe Ramos Fioravante, que queria abrir um negócio. Após algumas reuniões criaram o Disk Cook, guia impresso de cardápios com central telefônica, onde pedidos eram feitos por ligação.
Assim, a empresa assessorava pequenos negócios que não tinham estrutura para fazer entregas em domicílio por conta própria, com área de cobertura em bairros de São Paulo.
A mudança para o digital que deu inicío a história do IFood pra valer
Em contrapartida, em 2011 os telefones fixos foram caindo em desuso, e os celulares se tornando cada vez mais tecnológicos. Dessa forma, os sócios entenderam que para o negócio sobreviver, teria que se reformular para o digital, dando início a história do IFood na internet.
Os pedidos eram feitos pelo site, visto que na época apenas uma parcela da população tinha celular. Dessa forma, 80% das encomendas aconteciam pelo computador. Logo após 6 meses, o negócio conquistou 600 restaurantes e passou dos 16 mil pedidos.
Criação do app, marcando a história do IFood
Pode ser bem comum hoje em dia, mas na época ter um software capaz de anotar pedidos era algo revolucionário. Dessa forma, a maioria dos restaurantes anotava pedidos pelo telefone e precisava de funcionários exclusivamente para essa função.
Em contrapartida, o IFood era uma solução inovadora, que trabalhava por comissão em cima dos pedidos enviados, e continuou a crescer no país. Assim, em 2012 foi lançado o aplicativo para iPhone, que permitia ao usuário identificar os restaurantes cadastrados próximos a ele por meio da geolocalização. Foi aí que o grande salto da marca ocorreu.
O investimento do Grupo Movile
Logo depois, a logística veloz do IFood chamou a atenção do Grupo Movile, empresa investidora em startups que viu no aplicativo uma forma de comprar seu espaço no mercado brasileiro. Dessa forma, ela investiu na aceleração do IFood e contribuiu para o seu crescimento, as empresas são parceiras até hoje.
Apostando em marketing
Posteriormente, o IFood passou a trabalhar nas principais capitais do país, apostou em recursos para otimizar seus serviços no meio físico e digital, e investiu em publicidade por meio de comerciais na televisão, anúncios no Youtube e ações de grande porte, como o patrocínio do BBB.
Devorando concorrentes
O crescimento da plataforma possibilitou que ela incorporasse seus concorrentes: em 2015 anunciou sua fusão com o Restaurante Web, principal concorrente da época, e em 2018 comprou a Pedidos Já, que tinha forte atuação no território latino-americano, mantendo sua liderança no mercado.
Em 2015 o IFood atingiu seu primeiro milhão em pedidos. Em 2016 praticamente triplicaram esse número, impulsionados pela fusão com o Spoon Rocket.
Portas abertas pelo IFood
Sem sombra de dúvidas, o IFood inovou o mercado de delivery e revolucionou o universo da alimentação. Atualmente a Foodtech é referência na América Latina, presente no Brasil e Colômbia, e está sempre em busca de inovação e aprimoramento. Confira alguns benefícios promovidos pelo aplicativo:
- Vários restaurantes podem implementar um sistema de delivery, ainda que sem estrutura própria;
- Dá a pequenos negócios a capacidade de divulgação local;
- Possibilita emprego para entregadores, que recebem remuneração por entrega realizada;
- Impulsiona milhares de postos de trabalho no Brasil;
- Auxilia empreendedores e seus comércios a fomentarem vendas.
Como é bom ter novas ideias
Gostou de conhecer um pouquinho mais da história do IFood e dos seus criadores? É inspirador entrar em contato com o poder de novas ideias e testemunhar todo o seu potencial. A New Agência está há mais de 10 anos no mercado ajudando pessoas como você a seguir por esse caminho. Quer saber mais? Clique aqui.