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Minha empresa deve ou não estar no Tik Tok?

  • fevereiro/2023
  • Dicas de Marketing Digital

A presença digital é muito importante para empresas, que com razão buscam investir nas suas redes sociais, apresentando seus produtos por fotos e vídeos no Instagram e Facebook, principalmente. Contudo, existe uma terceira rede social sobre a qual muitas marcas ainda guardam dúvidas, o Tik Tok. Você pode estar se perguntando: minha empresa deve ou não estar no Tik Tok? Vem entender no post de hoje.

O que é o Tik Tok e porque minha empresa deve ou não estar nele?

O Tik Tok é uma rede social chinesa criada em 2016, cujo intuito se resume no compartilhamento de vídeos curtos criados pelos próprios usuários. Além disso, a função de seguir outras contas e enviar mensagens privadas está disponível, mas seu foco principal é a disseminação de conteúdo em rede aberta.

Minha empresa deve ou não estar no Tik Tok? Esse é o tema dessa postagem. Por isso, a imagem 6 celulares segurados por pessoas diferentes, um próximo do outro, em uma roda. Todos estão com a tela inicial do Tik Tok aberta.

Criadora de tendências, trends, dancinhas, dublagens e muito mais, a rede é a 5ª mais acessada do mundo (2022), com 73,5 milhões de usuários e cada vez mais downloads. Atualmente a marca tem escritórios em vários países: Los Angeles, Nova York, Londres, Paris e, desde 2019, no Brasil em São Paulo.

https://www.tiktok.com/@carlossteola/video/7082775891423530245

O que o Tik Tok traz de vantagens para empresas?

A plataforma conta com uma versão bussiness própria para anúncios, que tem atraído expressivamente as marcas, tanto que em 2021 a empresa lucrou R$ 3,8 bilhões em publicidade, dessa forma a estimativa para 2024 é que o Tik Tok movimente 11,64 bilhões no mundo inteiro.

Rapaz em um estúdio de paredes pretas de fotografia está de perfil e filme com uma cara faceira alguém pelo Tik Tok, segurando o celular em pé e com um dedo prestes a clicar no botão de gravar da tela, a imagem foi escolhida para simbolar uma filmagem de Tik Tok mais profissional, que ilustrasse o tema da publicação "Minha empresa deve ou não estar no Tik Tok?".

1. Sua empresa deve estar no Tik Tok se quiser gerar marketing viral

O Tik Tok permite a criação de vídeos simples e atrativos, em tela cheia, nos mais diferentes formatos: seja com músicas, danças, dublagens, ou apoiados em uma hashtag forte. O poder de gerar engajamento e audiência dessa rede é muito maior em relação a todas as outras, sobretudo pela liberdade de salvar conteúdos ou interagir sem ser identificado.

Menina coreana tem um ring light com o celular segurado nele. Ela está em um quarto bem legal e moderno, com parede de tijolinhos, um lustre de flamingo desenhado em linha iluminada rosa e um de morgeguinho aparecem pendurados nessa mesma parede, logo atrás dela. Ela segura um pedaço de pizza em uma das mãos.

2. Sua empresa deve estar no Tik Tok se quiser ter conexão com a Geração Z

A maior parte dos usuários do Tik Tok tem entre 16 e 24 anos, o que faz a rede ser considerada o app da Geração Z, em contrapartida, um grande desejo da maioria das marcas é se aproximar desse público. Assim, ele é um canal de conexão com um público segmentado.

Dois jovens, um preto com o cabelo crespo, e uma branca com o cabelo também crespo, estão na rua em um lugar que faz frio, ele com casaco vermelho e blusa de gola laranja, ela com blusa de lã listrada por baixo, e uma jaqueta rosa clara por cima. A menina usa toca e fone de ouvido grande amarelo por cima da toca. Ambos estão em movimento, como que "pulando" e seguram um pau de self que mostra que estão gravando vídeos para o Tik Tok.

3. Sua empresa deve estar no Tik Tok se quiser ser beneficiada pelo community commerce

O aplicativo é o maior incentivador do comércio de comunidade, pois deu origem a uma onda de criadores de conteúdo com características próprias, os tiktokers. Eles usam o Tik Tok para fazer resenhas e recomendar produtos, gerando assim um marketing boca a boca do digital e influenciando toda a comunidade.

Uma mulher jovem e delicada tem um tripé segurando seu celular na horizontal, está atrás de uma mesa e acena para ela, como se estivesse fazendo uma live. Na mesa há um caderno aberto, e um tablet apoiado, levemente inclinado. Atrás dela há roupas em um cabine, um armário, uma parede de tijolos laranja delicados e uma porta de vidro. Parece uma loja chique, e serve para ilustrar o tema "Minha empresa deve ou não estar no Tik Tok?".

Então, minha empresa deve ou não estar no Tik Tok?

Vale a pena colocar sua empresa no Tik Tok, pois é uma rede em ascensão com conteúdo que gera grande engajamento, sendo uma fatia de mercado promissora. Dessa maneira, o aplicativo aumenta o seu público, gera tráfego pago e pode atrair clientes para o seu site ou outras redes.

Como saber se o meu público está no Tik Tok

O aplicativo trabalha com inteligência artificial, que identifica os gostos e interesses dos seus usuários. Assim, para visualizar os assuntos que interessam as pessoas da sua região, basta acessar o Tik Tok Manager, ir nos insights e conferir se existe público para o seu nicho.

O vídeo abaixo do criador de conteúdo Rafael Kiso (@rafael.kiso) explica como fazer isso passo a passo:

@rafael.kiso

Melhore seu planejamento estratégico com essa ferramenta de Insights do TikTok #midiassociais #marketingdigitalbrasil #comunicação #trafegopago

♬ STAY – The Kid LAROI & Justin Bieber

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