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Jovens e lojas físicas

  • novembro/2022
  • Dicas de Marketing Digital, Dicas para empreendedores, Redes Sociais

Os Baby Boomers (nascidos entre 1940 e 1960), cresceram em um cenário pós Segunda Guerra, com um forte senso de estabilidade. A Geração X (1960 e 1980) nasceu no período de Guerra Fria, e preza pela disciplina na carreira e respeito pela hierarquia. Já a Geração Y (1980 e 1995) cresceu durante à ascensão da internet, sendo mais interessada na experiência do que no acúmulo de bens.  Recentemente, temos uma nova geração: a Gen Z, que tem um processo de compra muito complexo. Então, vamos entender a relação entre jovens e lojas físicas.

Mulheres dos anos 70 andam na rua, toda estilosas, com croppeds de costura reta, shorts curtos de cintura super alta, bolsas de palha trançada e oculos escuros. A imagem é um exemplo da relação entre jovens e as lojas físicas (nesse caso, de gerações antigas).

Seguindo nessa linha, chegamos finalmente à Geração Z (entre 1995 e 2010, entre 10 e 25 anos). Jovens nascidos na era pós-moderna que, entre tantas peculiaridades, não querem mais saber de lojas físicas.  

Jovens na praia olham pra frente. A primeira é negra e linda, a segunda é branca e tem o cabelo enrolado. O terceiro é um rapaz negro de pele clara, a última, já meio embaçada, é uma jovem branca de top e cabelo liso. Uma luz roxa (provavelmente posta na edição da imagem) toma conta da imagem, que dá ao fim de tarde um ar todo especial.

Explicando a Gen Z – qual a relação entre jovens e lojas físicas

Primeiramente, é preciso levar em consideração que a Geração Z é composta por nativos digitais. Isto é, ela cresceu em um mundo onde a internet é o principal meio de comunicação. Para os jovens da atualidade, a causa importa, e muito. Em meio a tantos dados, eles são usados para engajar em causas sociais importantes.

Um menino pequeno canta à todo vapor em frente a um microfone profissional de estúdio. A imagem está em preto e branco.

Segundo pesquisas, os jovens têm forte insegurança quanto ao futuro, e fazem do senso crítico um pilar da sua personalidade. Isso se reflete nos seus hábitos de consumo: segundo a Adnews, 70% da Geração Z afirma comprar de marcas que consideram éticas. 65% buscam saber a procedência dos itens que consomem e 80% deixam de comprar um produto caso a empresa tenha se envolvido em algum escândalo. 

Durante um protesto norte-americano, várias jovens mulheres levantam cartazes, em um deles diz (em tradução livre): "seja parte da solução, não da poluição".

Compras online 

Segundo Nielsen, a Geração Z representa 16,6% da população no país. Ou seja, mais de 30 milhões de brasileirinhos que estão crescendo e formando seu próprio poder de compra. Extremamente exigentes, os jovens não querem saber de se encaixar nos padrões do mercado. Pelo contrário, buscam produtos personalizados, priorizam marcas que defendem o que acreditam e questionam estereótipos. Além disso, são a geração que passa mais tempo conectada no país, onde realizam a maior parte das suas compras. 

Jovens estão conversando na rua, em frente a uma grade de um terreno vazio (bem street, tem grafite na parede de traz). Um deles está com o celular na mão e todos riem em uma conversa acalorada.

A jornada de compra da Gen Z é complexa. Segundo a pesquisa Verint, ela é influenciada por personalidades digitais, redes sociais e classificações. Analogamente, 69% desse público gostaria de comprar diretamente nas redes sociais (Agência Accenture), e 44% as usa para buscar informações sobre produtos.  

Um jovem mexe no computador e tem a mão na testa, os dedos entrando nos cabelos, como se estivesse impaciente.

Isso significa que a Gen Z vai fechar todas as lojas físicas?

Os indivíduos incluídos na Geração Z têm personalidades muito plurais, buscam praticidade e, por isso, dão preferência a variedade do digital e facilidade do e-commerce. Mas isso não significa que eles não gostem de lojas físicas, pelo contrário: são os consumidores que mais prezam pelo Marketing de Experiência, então quanto mais customizado for o processo de compra, melhor.  

Uma jovem ruiva está em uma loja que parece um brechó, cheia de cabideiros, estátuas de cojua, quadros, tocas, suéters, enfeites de prateleira de cavalos, porcos, javalis e tigres, olhando as roupas.

Como atrair essa geração?

Assim, o melhor jeito de conquistar a atenção da geração mais impaciente de todas (72% afirmam pular anúncios) é repensando a maneira de fazer marketing. Da mesma forma, procurar entender o comportamento deles é necessário para traçar uma estratégia que converse diretamente com essa galera.

Jovem mexe no celular em cima da cma.

Omnichannel – o canal entre jovens e as lojas físicas

Sabe quando você compra pelo site, coloca o ponto de retirada em uma loja física e ainda saí ganhando – porque não precisou pagar frete? Essa integração dos canais é chamada de omnichannel. Se a melhor forma de alcançar os jovens é pelo digital, então que tal usar desse recurso para atraí-los até sua loja física? 

Uma jovem está em uma loja rústica, com chão de madeira, cabideiros, um provador de lençol branco e uma janela mostrando a lateral de um prédio do lado de fora (faz frio, é uma imagem norte-americana). A menina é magra, uma calça preta, All Star preto, uma bolsa lateral preta pequena está atravessada no corpo, seu cabelo é loiro, curto e levemente ondulado. Ela mexe nos cabideiros, seu rosto não mostra, porque ela está de lado e o cabelo cobre. Jovens e as lojas físicas.

Posicionamento 

Em síntese, a Geração Z prefere produtos e marcas que defendem seus ideais. Para eles, as empresas precisam ser éticas, acessíveis e verdadeiras. Então, a melhor forma de atrair esse público é deixando bem claro os valores da sua empresa, tanto no discurso quanto nas ações.

Jovens e as lojas físicas. Um homem de calça jeans e jaqueta jeans apertada, com uma blusa xadrez laranja por baixo e tênis, está de costas, em movimento, andando em um corredor do que parece ser um shopping ou uma galeria. Ele leva duas sacolas de papel grandes em uma das mãos, que parecem compras, na da frente está escrito "good things inside".

É hora de ser jovem, baby 

Em suma, é hora de ser jovem. Isso não é, porém, uma síndrome de Peter Pan. Pelo contrário, é uma forma de se conectar com a Geração Z. Por exemplo: investir em redes sociais usadas por jovens (TikTok, Discord); seguir trends de aúdio, vídeo e memes, e investir em uma comunicação amigável. Tudo isso fará diferença na hora de fidelizar os jovens e atraí-los para as lojas físicas.

Jovens e as lojas físicas. Na imagem, eles estão em uma praça (provavelmente o pátio de uma escola) e mexem no computador, usam o celular, andam de skate etc.

Pois é, atualmente a Gen Z está praticamente ditando o mercado. Então, precisamos nos adaptar a esse novo perfil de consumidor que, mais do que nunca, busca novas experiências. Nesse sentido, você pode conquistá-lo com novas ideias. Então, entre em contato com a New Agência e mude já sua estratégia de comunicação – para melhor.  

  • Tags: baby boomers, comunicação, consumidores jovens, estratégias de venda, geração y, geração z, hábitos de consumo, jornada de compra jovens, jovens, jovens lojas físicas, jovens lojas online, lojas físicas, lojas online

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