Os Baby Boomers (nascidos entre 1940 e 1960), cresceram em um cenário pós Segunda Guerra, com um forte senso de estabilidade. A Geração X (1960 e 1980) nasceu no período de Guerra Fria, e preza pela disciplina na carreira e respeito pela hierarquia. Já a Geração Y (1980 e 1995) cresceu durante à ascensão da internet, sendo mais interessada na experiência do que no acúmulo de bens. Recentemente, temos uma nova geração: a Gen Z, que tem um processo de compra muito complexo. Então, vamos entender a relação entre jovens e lojas físicas.
Seguindo nessa linha, chegamos finalmente à Geração Z (entre 1995 e 2010, entre 10 e 25 anos). Jovens nascidos na era pós-moderna que, entre tantas peculiaridades, não querem mais saber de lojas físicas.
Explicando a Gen Z – qual a relação entre jovens e lojas físicas
Primeiramente, é preciso levar em consideração que a Geração Z é composta por nativos digitais. Isto é, ela cresceu em um mundo onde a internet é o principal meio de comunicação. Para os jovens da atualidade, a causa importa, e muito. Em meio a tantos dados, eles são usados para engajar em causas sociais importantes.
Segundo pesquisas, os jovens têm forte insegurança quanto ao futuro, e fazem do senso crítico um pilar da sua personalidade. Isso se reflete nos seus hábitos de consumo: segundo a Adnews, 70% da Geração Z afirma comprar de marcas que consideram éticas. 65% buscam saber a procedência dos itens que consomem e 80% deixam de comprar um produto caso a empresa tenha se envolvido em algum escândalo.
Compras online
Segundo Nielsen, a Geração Z representa 16,6% da população no país. Ou seja, mais de 30 milhões de brasileirinhos que estão crescendo e formando seu próprio poder de compra. Extremamente exigentes, os jovens não querem saber de se encaixar nos padrões do mercado. Pelo contrário, buscam produtos personalizados, priorizam marcas que defendem o que acreditam e questionam estereótipos. Além disso, são a geração que passa mais tempo conectada no país, onde realizam a maior parte das suas compras.
A jornada de compra da Gen Z é complexa. Segundo a pesquisa Verint, ela é influenciada por personalidades digitais, redes sociais e classificações. Analogamente, 69% desse público gostaria de comprar diretamente nas redes sociais (Agência Accenture), e 44% as usa para buscar informações sobre produtos.
Isso significa que a Gen Z vai fechar todas as lojas físicas?
Os indivíduos incluídos na Geração Z têm personalidades muito plurais, buscam praticidade e, por isso, dão preferência a variedade do digital e facilidade do e-commerce. Mas isso não significa que eles não gostem de lojas físicas, pelo contrário: são os consumidores que mais prezam pelo Marketing de Experiência, então quanto mais customizado for o processo de compra, melhor.
Como atrair essa geração?
Assim, o melhor jeito de conquistar a atenção da geração mais impaciente de todas (72% afirmam pular anúncios) é repensando a maneira de fazer marketing. Da mesma forma, procurar entender o comportamento deles é necessário para traçar uma estratégia que converse diretamente com essa galera.
Omnichannel – o canal entre jovens e as lojas físicas
Sabe quando você compra pelo site, coloca o ponto de retirada em uma loja física e ainda saí ganhando – porque não precisou pagar frete? Essa integração dos canais é chamada de omnichannel. Se a melhor forma de alcançar os jovens é pelo digital, então que tal usar desse recurso para atraí-los até sua loja física?
Posicionamento
Em síntese, a Geração Z prefere produtos e marcas que defendem seus ideais. Para eles, as empresas precisam ser éticas, acessíveis e verdadeiras. Então, a melhor forma de atrair esse público é deixando bem claro os valores da sua empresa, tanto no discurso quanto nas ações.
É hora de ser jovem, baby
Em suma, é hora de ser jovem. Isso não é, porém, uma síndrome de Peter Pan. Pelo contrário, é uma forma de se conectar com a Geração Z. Por exemplo: investir em redes sociais usadas por jovens (TikTok, Discord); seguir trends de aúdio, vídeo e memes, e investir em uma comunicação amigável. Tudo isso fará diferença na hora de fidelizar os jovens e atraí-los para as lojas físicas.
Pois é, atualmente a Gen Z está praticamente ditando o mercado. Então, precisamos nos adaptar a esse novo perfil de consumidor que, mais do que nunca, busca novas experiências. Nesse sentido, você pode conquistá-lo com novas ideias. Então, entre em contato com a New Agência e mude já sua estratégia de comunicação – para melhor.