O marketing é uma área de estudo viva, que acompanha as tendências da modernidade e, por causa disso, passa por atualizações todos os anos. Separamos as 3 principais tendências de marketing para 2023 para você ficar por dentro das atualizações do mercado e integrá-las nas suas estratégias desde já.
Recapitulando 2022 para compreender as 3 principais tendências de marketing para 2023
2022 foi marcado por mudanças sociais no Brasil e atualizações nos aplicativos das redes sociais, que impactam de forma decisiva nas tendências de marketing. Por isso, a New Agência separou 3 principais tendências de marketing para 2023:
- Análise de dados e big data
- Pautas sociais: diversidade, inclusão e sustentabilidade
- Humanização e vídeos
1. Análise de dados e big data
Atualmente, seus dados pessoais são seus bens mais valiosos, pois o preço que pagamos por usar o meio digital é deixar rastros das nossas ações, que evidenciam interesses, tempo na rede, gosto musical, locais frequentados, quanto gastamos etc.
Esses bancos de dados são valiosos para empresas, contudo, só as informações coletadas por softwares não bastam – é preciso alguém para analisá-las e chegar a conclusões assertivas, que irão nortear os próximos passos das organizações. Por causa disso, a análise de dados é uma forte tendência, que só tende a crescer em 2023.
2. Pautas sociais: diversidade, inclusão e sustentabilidade
Como já citamos no post sobre os hábitos de consumo da Geração Z, o público jovem se interessa cada vez mais por questões de interesse coletivo, como pautas raciais, acessibilidade, diversidade de gênero e inclusão, de forma atrelada a uma cobrança das marcas por posicionamentos responsáveis.
Em suma, esse compromisso com a causa é uma das 3 tendências do marketing para 2023, que tende a se reforçar com o passar dos anos. Assim sendo, para marcas, se posicionar atualmente é garantir um diferencial em relação aos concorrentes.
3. Humanização e vídeos
Era o tempo em que encher o feed de imagens nas cores da empresa bastava para transmitir autoridade e captar clientes. Com a popularização do Tik Tok (que inspirou a princípio o Reels e depois o Shorts) a forma de se relacionar com o público mudou, priorizando a humanização da marca.
Em 2023, a tendência por conteúdos caseiros, proximidade, vídeos informais, conversas olho no olho (bem como olho na câmera) tende a se reforçar, de modo que utilizar vídeos e humanizar a marca é imprescindível para se destacar.
Conte com uma agência de marketing digital
Essa tendência também está ó: nas alturas! Então, muitas empresas têm percebido a necessidade de estar no digital, mas se veem perdidas na hora de começar (como eu crio uma identidade visual? Como eu me organizo pra produzir conteúdo?), pois é para isso que a New Agência está aqui.