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Quem são as mentes por trás do IFood e como o app de entregas mais famoso do Brasil foi criado 

  • janeiro/2023
  • Dicas de Marketing Digital

Quando é sexta de noite e estamos com fome, mas não temos nenhum comércio em específico para pedir comida, bom mesmo é abrir o IFood e ter acesso a um catálogo virtual com diversas opções. Mas você sabe quando surgiu esse aplicativo? Descubra a história do IFood no post de hoje.

Então vamos conhecer a história do IFood, as mentes por trás e como o app de entregas mais famoso do Brasil foi criado. Esses serão os tópicos que vamos abordar por aqui: 

  • As mentes que começaram a história do IFood
  • A mudança para o digital que deu início a história do IFood pra valer
  • Criação do app, marcando a história do IFood 
  • O investimento do Grupo Movile
  • Apostando em marketing
  • Devorando concorrentes 
  • Portas abertas pelo IFood 

As mentes que começaram a história do Ifood  

Em primeiro lugar, a história do IFood começou com um grupo de quatro jovens, formado por Patrick Sigrist, Eduardo Baer, Guilherme Bonifácio e Felipe Ramos Fioravante, que queria abrir um negócio. Após algumas reuniões criaram o Disk Cook, guia impresso de cardápios com central telefônica, onde pedidos eram feitos por ligação.  

grupo de 4 jovens: Patrick Sigrist, Eduardo Baer, Guilherme Bonifácio e Felipe Ramos Fioravante reunidos em uma fotografia preto e branco, o primeiro é gordo e branco, tem cabelo, sobrancelha pontuda, usa camisa social de botão listrada e olha pra tela do computador sorrindo. O do centro tem a luz do computador batendo no seu rosto, deixando-o com uma aparência sinistra, sorri bem para a câmera, é branco, tem cabelo loiro, usa blusa polo clara e tem o rosto repuxado, cheio de linhas de expressão. Na sua mão tem um notebook da Apple. Ao lado dele, tem outro rapaz, que se esconde atrás do seu ombro, e olha sorrindo para a tela do computador. Cabelos pretos, blusa social de botão, branco e mais baixo que os demais. O último rapaz do grupo foi capturado mais pela lateral, ele é moreno, sorri para o computador, está de blusa social e tem os braços cruzados.

Assim, a empresa assessorava pequenos negócios que não tinham estrutura para fazer entregas em domicílio por conta própria, com área de cobertura em bairros de São Paulo.  

A mudança para o digital que deu inicío a história do IFood pra valer 

Em contrapartida, em 2011 os telefones fixos foram caindo em desuso, e os celulares se tornando cada vez mais tecnológicos. Dessa forma, os sócios entenderam que para o negócio sobreviver, teria que se reformular para o digital, dando início a história do IFood na internet.

Imagem ilustrada. Um quadrado com as pontas arredondadas, em cor vermelha, tem as palavras dentro "Disk Cook" em branco. Abaixo, um quadrado das pontas arredondadas branco tem o logo do IFood em vermelho dentro, para ilustrar a história do IFood e a transição de um catálogo de comidas para um aplicativo.

Os pedidos eram feitos pelo site, visto que na época apenas uma parcela da população tinha celular. Dessa forma, 80% das encomendas aconteciam pelo computador. Logo após 6 meses, o negócio conquistou 600 restaurantes e passou dos 16 mil pedidos. 

Criação do app, marcando a história do IFood

Pode ser bem comum hoje em dia, mas na época ter um software capaz de anotar pedidos era algo revolucionário. Dessa forma, a maioria dos restaurantes anotava pedidos pelo telefone e precisava de funcionários exclusivamente para essa função. 

Uma encomenda do IFood em um saco de papel pardo marrom, com o logo do IFood impresso nele em vermelho. Na lateral no saco tem vários pequenos sorrissinhos do logo do IFood (istó é, o OO com a flexinha embaixo) estampados. A imagem mostra um pedaço do braço do entregador, que tem o braço todo sarado e usa um avental preto por cima da camisa branca. O rosto dele não é mostrado.

Em contrapartida, o IFood era uma solução inovadora, que trabalhava por comissão em cima dos pedidos enviados, e continuou a crescer no país. Assim, em 2012 foi lançado o aplicativo para iPhone, que permitia ao usuário identificar os restaurantes cadastrados próximos a ele por meio da geolocalização. Foi aí que o grande salto da marca ocorreu.  

O investimento do Grupo Movile 

Logo depois, a logística veloz do IFood chamou a atenção do Grupo Movile, empresa investidora em startups que viu no aplicativo uma forma de comprar seu espaço no mercado brasileiro. Dessa forma, ela investiu na aceleração do IFood e contribuiu para o seu crescimento, as empresas são parceiras até hoje.  

Mostra o logo do Grupo Movile e todas as empresas que em que ele já investiu, incluse o IFood. A participação do Grupo Movile é um ponto muito importante na história do IFood.

Apostando em marketing

Posteriormente, o IFood passou a trabalhar nas principais capitais do país, apostou em recursos para otimizar seus serviços no meio físico e digital, e investiu em publicidade por meio de comerciais na televisão, anúncios no Youtube e ações de grande porte, como o patrocínio do BBB. 

É uma captura de tela de um dos BBB, reality show da Globo, na qual alguns participantes estão no meio de uma prova, em um cômodo todo decorado pelo IFood, com paredes vermelhas com o logo do IFood em branco, e portas brancas com o logo em vermelho. Uma das participantes está em pé na frente de um telefone gigante, fazendo um pedido em tempo real. Outros participantes observam sentados.

Devorando concorrentes 

O crescimento da plataforma possibilitou que ela incorporasse seus concorrentes: em 2015 anunciou sua fusão com o Restaurante Web, principal concorrente da época, e em 2018 comprou a Pedidos Já, que tinha forte atuação no território latino-americano, mantendo sua liderança no mercado. 

Moto com mochila de bagagem vermelha do IFood estacionada.

Em 2015 o IFood atingiu seu primeiro milhão em pedidos. Em 2016 praticamente triplicaram esse número, impulsionados pela fusão com o Spoon Rocket. 

Portas abertas pelo IFood 

Sem sombra de dúvidas, o IFood inovou o mercado de delivery e revolucionou o universo da alimentação. Atualmente a Foodtech é referência na América Latina, presente no Brasil e Colômbia, e está sempre em busca de inovação e aprimoramento. Confira alguns benefícios promovidos pelo aplicativo:  

  • Vários restaurantes podem implementar um sistema de delivery, ainda que sem estrutura própria; 
  • Dá a pequenos negócios a capacidade de divulgação local; 
  • Possibilita emprego para entregadores, que recebem remuneração por entrega realizada; 
  • Impulsiona milhares de postos de trabalho no Brasil; 
  • Auxilia empreendedores e seus comércios a fomentarem vendas. 

Como é bom ter novas ideias 

Gostou de conhecer um pouquinho mais da história do IFood e dos seus criadores? É inspirador entrar em contato com o poder de novas ideias e testemunhar todo o seu potencial. A New Agência está há mais de 10 anos no mercado ajudando pessoas como você a seguir por esse caminho. Quer saber mais? Clique aqui.  

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