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3 principais tendências de marketing para 2023 

  • dezembro/2022
  • Dicas de Marketing Digital, Dicas para empreendedores

O marketing é uma área de estudo viva, que acompanha as tendências da modernidade e, por causa disso, passa por atualizações todos os anos. Separamos as 3 principais tendências de marketing para 2023 para você ficar por dentro das atualizações do mercado e integrá-las nas suas estratégias desde já.

Fundo em degradê azul pastel em cima e rosa pastel embaixo. Uma mão segura uma lâmpada de frente para o horizonte, simbolizando ideias e insights sobre as principais tendências do marketing digital para 2023.

Recapitulando 2022 para compreender as 3 principais tendências de marketing para 2023 

2022 foi marcado por mudanças sociais no Brasil e atualizações nos aplicativos das redes sociais, que impactam de forma decisiva nas tendências de marketing. Por isso, a New Agência separou 3 principais tendências de marketing para 2023:  

  • Análise de dados e big data 
  • Pautas sociais: diversidade, inclusão e sustentabilidade 
  • Humanização e vídeos  

1. Análise de dados e big data  

Atualmente, seus dados pessoais são seus bens mais valiosos, pois o preço que pagamos por usar o meio digital é deixar rastros das nossas ações, que evidenciam interesses, tempo na rede, gosto musical, locais frequentados, quanto gastamos etc.  

Tela de computador bem próxima, com imagem de gráficos. O primeiro está muito perto da câmera, e mostra CTR 14.64%. Isso ilustra a análise de dados e big data, uma das tendências de marketing para 2023.

Esses bancos de dados são valiosos para empresas, contudo, só as informações coletadas por softwares não bastam – é preciso alguém para analisá-las e chegar a conclusões assertivas, que irão nortear os próximos passos das organizações. Por causa disso, a análise de dados é uma forte tendência, que só tende a crescer em 2023.  

2. Pautas sociais: diversidade, inclusão e sustentabilidade 

Como já citamos no post sobre os hábitos de consumo da Geração Z, o público jovem se interessa cada vez mais por questões de interesse coletivo, como pautas raciais, acessibilidade, diversidade de gênero e inclusão, de forma atrelada a uma cobrança das marcas por posicionamentos responsáveis.  

Em um protesto de Black Lifes Matter, duas mulheres de costas para a câmera se abraçam, uma tem o cabelo loiro iluminado, usa um moletom cinza e tem uma garrafa de água em uma das mãos, a outra tem lindos cabelos crespos, usa uma blusa preta e abraça a amiga por cima. Ao fundo, cartazes com o simbolo do movimento, frases como "I am no longer accepting the things I can't chance I am chanching the things" em papelão,ao longo da multidão, são vistas.

Em suma, esse compromisso com a causa é uma das 3 tendências do marketing para 2023, que tende a se reforçar com o passar dos anos. Assim sendo, para marcas, se posicionar atualmente é garantir um diferencial em relação aos concorrentes.

Mesa com vários papéis de anotação, um pote com canetas e um iPhone no centro, com as duas mãos e braços de uma pessoa aparecendo, segurando um marcador e anotando coisas. Mostra alguém traçando estratégias importantes, extremamente relacionado com o tema Principais Tendências do Marketing para 2023.

3. Humanização e vídeos  

Era o tempo em que encher o feed de imagens nas cores da empresa bastava para transmitir autoridade e captar clientes. Com a popularização do Tik Tok (que inspirou a princípio o Reels e depois o Shorts) a forma de se relacionar com o público mudou, priorizando a humanização da marca.  

Mão segurando um celular com a tela preta do Tik Tok iniciando, com o logo (que é uma nota musical) ao centro, e abaixo escrito "TikTok". Ao fundo, um local que parece ser um shopping, embaçado.

Em 2023, a tendência por conteúdos caseiros, proximidade, vídeos informais, conversas olho no olho (bem como olho na câmera) tende a se reforçar, de modo que utilizar vídeos e humanizar a marca é imprescindível para se destacar.

Conte com uma agência de marketing digital 

Essa tendência também está ó: nas alturas! Então, muitas empresas têm percebido a necessidade de estar no digital, mas se veem perdidas na hora de começar (como eu crio uma identidade visual? Como eu me organizo pra produzir conteúdo?), pois é para isso que a New Agência está aqui.

  • Tags: análise de dados, big data, conteúdo caseiro, geração z, hábitos de consumo da geração z, humanização, humanização de marca, inclusão, marketing 2023, pautas sociais, shorts, sustentabilidade, tendências de marketing, vídeos, vídeos curtos

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