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Empresas que se provocam descaradamente na publicidade

  • julho/2023
  • Dicas de Marketing Digital, Dicas para empreendedores, Redes Sociais

No mundo da publicidade e do marketing, a criatividade é fundamental para destacar uma empresa em meio a uma concorrência acirrada. Uma estratégia que tem se mostrado eficaz é a criação de rivalidades e provocações entre marcas famosas! Venha conhecer empresas que se provocam descaradamente na publicidade agora:  

Pepsi vs. Coca-Cola 

A rivalidade entre Coca-Cola e Pepsi é uma das mais famosas e duradouras na indústria de bebidas. Ao longo dos anos, as duas marcas lançaram campanhas publicitárias que exploram essa rivalidade de forma criativa e bem-humorada.  

Inicialmente, essa disputa começou oficialmente em 1979, quando a Pepsi passou a divulgar propagandas criticando a adversária de forma clara e pedindo ao público para não consumirem Coca-Cola. 

No final, as publicidades destacam as diferenças de sabor de um produto muito semelhante, dando também atenção a preferência dos consumidores e até mesmo fazem referências diretas uma à outra. Dessa forma, essa rivalidade contribui para manter as marcas em destaque no mercado e alimenta a competição saudável entre elas. 

McDonald’s vs. Burguer King 

A rivalidade entre McDonald’s e Burger King também é conhecida por suas campanhas publicitárias criativas e provocativas. Constantemente, as duas redes de fast food competem pelo domínio do mercado, e as publicidades exploram esse conceito. 

Além disso, com essa estratégia as empresas atraem a atenção dos consumidores. Aumentando o engajamento e a lembrança das marcas, estimulando o público a tomar partido e a escolher seu favorito entre os dois. 

Ainda que, embora que o Burguer King tenha surgido primeiro, em 1954, sua concorrente, criada um ano depois, conseguiu avançar de forma mais poderosa. No final, o McDonald’s obteve tanto êxito na rivalidade que é considerada a nona empresa mais valiosa no mercado global em 2021.  

Nike vs. Adidas 

A rivalidade entre Adidas e Nike é uma das mais icônicas na indústria de artigos esportivos. As duas marcas competem ferozmente pelo mercado global, e suas campanhas publicitárias refletem isso 

Atualmente, a Nike é a 17ª maior marca do mundo e a Adidas já se encontra na 79ª colocação, o que acaba pressionando a empresa a investir melhor em seu marketing.  

Ambas as empresas buscam estabelecer uma identidade forte e atrair os consumidores com mensagens convincentes e inspiradoras. Por fim, essa rivalidade nas publicidades impulsiona a inovação, estimula a preferência dos consumidores e mantém as marcas em constante destaque no cenário esportivo e da moda. 

Instagram vs. TikTok 

A rivalidade entre o Instagram e o TikTok é uma das mais recentes do mercado. Ambas as empresas disputam atualizações para tornar sua plataforma mais atraente para o público.  

Posteriormente, o TikTok se destacava por sua abordagem focada em vídeos curtos e criativos, enquanto o Instagram, originalmente uma plataforma de compartilhamento de fotos, expandiu seu recurso de vídeos com o Instagram Reels para competir com a outra rede social. 

Atualmente, as duas plataformas sempre estão a lançar atualizações e recursos semelhantes para atrair e reter os usuários. Frequentemente, essa rivalidade resulta em uma concorrência benéfica para criadores de conteúdo, pois as plataformas continuam a inovar e aprimorar seus recursos para oferecer uma experiência melhor. 

Rivalidade e Publicidade 

Dessa forma, podemos concluir que, as rivalidades entre marcas, quando exploradas de forma inteligente e amigável nas publicidades, podem ser estratégias de marketing altamente eficazes. Além disso, elas atraem a atenção do consumidor, criam vínculos emocionais, estimulam a competição saudável e aumentam o engajamento nas redes sociais. 

No final, essas competições beneficiam tanto as empresas quanto os consumidores, impulsionando o sucesso das marcas e proporcionando uma experiência mais envolvente aos clientes. 

  • Tags: análise, Baixada Santista, branding, competitividade, concorrência, criatividade, empresas, engajamento, estratégias, humor, impacto, inovação, Itanhaém, marketing de guerrilha, marketing digital, New Agência, provocação, publicidade, tendências, viralização, visibilidade

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